Existem muitos tipos de projetos de embreagem pendentes na aplicação. A maioria das embreagens automotivas é uma embreagem de placa única seca com duas superfícies de fricção. Não importa a aplicação, a função e o propósito de uma embreagem é transmitir o torque de um motor de acionamento giratório para uma transmissão.

As embreagens requerem um modo de atuação para interromper a transmissão de torque. O pedal da embreagem é um método de alavanca para desengatar a tração do motor para a transmissão de dentro do veículo. O pedal traduz uma oscilação parabólica do pedal da embreagem em um movimento linear. Esse movimento linear é então traduzido em movimento do mancal de impulso pelo deslocamento de ligações mecânicas, cabo ou fluido hidráulico.

A embreagem possui vários componentes que são essenciais para o seu funcionamento:

Tem 3 funções principais:

  •  O primeiro é manter uma massa giratória (inércia) para auxiliar a rotação do motor e fornecer uma entrega mais consistente de torque durante o funcionamento.
  •  A segunda é fornecer uma engrenagem de anel para o motor de arranque engatar.
  •  A terceira é fornecer uma das superfícies de fricção de acionamento para o disco de fricção.

O disco de fricção

Acionado é conectado ao eixo de entrada da transmissão por meio de uma ranhura. O disco aciona o eixo de entrada na transmissão, que traduz o movimento nas rodas. O disco possui um material de fricção sacrificial que permite que a embreagem seja modulada para controlar o acionamento na decolagem de uma partida estacionária. O disco também contém um cubo com mola que absorve a vibração do motor quando a embreagem está dirigindo e também absorve o torque ao engatar e desengatar o acionamento.

A placa de pressão

 É a parte mais crítica de todo o conjunto da embreagem. A placa de pressão aplica uma força de fixação (pressão) que mantém o disco de fricção acionado entre ela e o volante. A placa de pressão é fixada ao volante com parafusos e eles giram juntos. A placa de pressão contém um diafragma ou molas que aplicam a pressão na peça fundida principal ou na superfície de acionamento. Para liberar ou desengatar o acionamento, o diafragma ou as alavancas da embreagem são acionados, o que permite que a peça fundida principal se levante do disco acionado.

O rolamento de desengate fornece um meio de atuação entre o conjunto rotativo da embreagem e o garfo da embreagem estática e a transmissão. O rolamento absorverá a força para liberar a embreagem e também reduzirá o desgaste entre os componentes rotativos e não rotativos.

Um rolamento piloto não está presente em todos os conjuntos de embreagem, mas é mais comum em configurações de motor RWD. Este rolamento fica na parte de trás da manivela ou no volante e localiza o eixo piloto. É importante localizar o eixo piloto na parte traseira da manivela para a vida útil e a operação corretas da embreagem. Sem um rolamento piloto, pode ocorrer desgaste excessivo nas estrias e no cubo do disco acionado, o que pode causar problemas de liberação da embreagem.

A RS EMBREAGEM tem uma linha de kits de embreagem e volantes para atender à maioria das aplicações automotivas, comerciais e agrícolas.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem

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