Vantagens e desvantagens da transmissão de rádio pela Internet

O conteúdo de rádio ainda é rei. E o rádio na Internet tem um impacto positivo tanto nos ouvintes quanto nas emissoras.

Capítulo 1: Broadcasters

Em 2019, o número de estações online chegou à casa dos milhares.

Por exemplo, no Tune In você pode encontrar mais de 100.000 streams de rádio de todos os cantos do globo.

As tecnologias que atualmente alimentam a maioria dos rádios da web foram lançadas na década de 1990: Shoutcast 1998 e Icecast 1999.

Eles são usados ​​por estações de rádio terrestre e proprietários de rádios de Internet dedicados.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Benefícios do rádio na Internet para emissoras

# 1: Baixo custo inicial

Para um novato, colocar uma estação de rádio no ar é uma tarefa rápida e fácil. Você pode montar um pequeno estúdio físico em seu galpão ou quarto sobressalente. Como você precisa de servidores que retransmitam seu stream para os ouvintes, você pode obter hospedagem por uma pequena taxa no CloudRadio.

Qual equipamento básico você precisa em um pequeno estúdio?

  • Computador
  • Microfone + acessórios
  • Mesa de transmissão (opcional)

# 2: A automação tornou a operação de um rádio mais simples

Existe uma infinidade de softwares de transmissão de rádio. A maioria possui recursos de automação, o que economiza muito tempo e esforço. Algumas estações funcionam sem supervisão por muitos meses.

# 3: Baixo custo operacional

Manter uma estação de rádio online é acessível e é uma das principais vantagens da transmissão de rádio pela Internet. Você não precisa de muito pessoal; você pode realmente encontrar voluntários morando a quilômetros de você para contribuir com seu tempo.

Os custos recorrentes incluem o pagamento de hospedagem, custos de internet, royalties para música comercial, etc.

# 4: acesso a um público internacional

A rádio na web não conhece limites geográficos. Por sua vez, as emissoras de rádio da Internet podem reunir uma audiência global. 

A proliferação de smartphones também contribuiu para o crescimento do rádio na Internet. Atualmente, existem [2,71 bilhões] com o Statista% 2C existe, a população tem um smartphone hoje .) usuários de smartphones em todo o mundo.

Os fabricantes de automóveis estão equipando seus novos modelos com sistemas de infoentretenimento que suportam Apple CarPlay e Android Auto. Esses aplicativos permitem que os motoristas conectem seus telefones e acessem aplicativos de rádio online, como o Tune In.

# 5: fácil transição para podcasts

Os podcasts de áudio são muito semelhantes aos programas de rádio. Você os escuta, e não os observa. Ambos estão hospedados. Até mesmo o equipamento utilizado é semelhante, por exemplo, microfones, mesas de mixagem de áudio, etc.

A diferença está na distribuição. Os podcasts utilizam feeds RSS e estão sempre disponíveis em plataformas de podcast. Muitas estações de rádio reempacotam seus programas de rádio em podcasts, por exemplo, The Ted Radio Hour, Freakonomics Radio, etc. Depois de criar uma estação de rádio, a transição para podcasts é extremamente fácil!

# 6: Diretórios de rádio da Internet para promoção

Os diretórios de rádio da Internet ajudam os ouvintes a descobrir novas estações. Alguns diretórios atraem milhões de ouvintes e se tornaram muito famosos. Bons exemplos incluem Tune In, StreamFinder, myRadioTuner, etc.

É grátis enviar e ser listado. Uma vez que seu rádio está em alguns diretórios, ele se torna acessível até mesmo em alto-falantes inteligentes e TVs.

Nº 7: melhor percepção do público

As estações de rádio da Internet têm uma maneira muito eficiente de coletar estatísticas sobre seus ouvintes. Por meio do software de streaming de rádio do lado do servidor, como o Icecast, o proprietário do rádio pode dizer:

  • Número total de ouvintes em um período (diário, mensal ou anual)
  • Localização do ouvinte
  • Total de horas de escuta
  • E mais.

# 8. Disponível em todos os dispositivos

Para acessar uma estação de rádio, é necessário apenas um dispositivo que possa reproduzir um stream de rádio. Há muitos dispositivos que podem fazer isso, incluindo smartphones, computadores, laptops, consoles de jogos, sistemas de infoentretenimento para automóveis, TVs inteligentes e alto-falantes inteligentes como Alexa Echo e Google Home.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Desvantagens do rádio na Internet para emissoras

# 1: A luta para conseguir ouvintes

O rádio na Internet ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata de apelo e disponibilidade. A maioria das pessoas usa sinais de rádio FM ou AM porque eles ainda estão disponíveis. Além disso, a maioria dos carros possui aparelhos de som AM / FM gratuitos.

Mas existem maneiras de as estações de rádio se promoverem, incluindo a criação de aplicativos, o uso de mídias sociais, a veiculação de anúncios etc.

# 2: Depende da disponibilidade da internet

Você conhece as necessidades humanas básicas? Comida, abrigo e roupas. O que dizer das necessidades modernas? Educação, saúde, saneamento e internet. Sim, o direito à banda larga é uma necessidade humana.

Boas conexões de Internet ainda não estão disponíveis em todos os lugares. Da mesma forma, ouvir rádio na Internet tem um custo. Você não pode dizer a mesma coisa para o rádio FM / AM.

Mas as estações terrestres também enfrentam desafios. Por exemplo, os sinais de rádio FM podem viajar apenas por 30-40 milhas. Eles também podem ser bloqueados por objetos físicos, incluindo colinas, edifícios, etc.

# 3: Pagamento de royalties

Não é necessária licença para iniciar uma estação de rádio da web. É uma das maiores vantagens do rádio na Internet. No entanto, se você estiver tocando música comercial, precisará pagar royalties.

Os royalties são pagos para cada execução de uma música protegida por direitos autorais. Não são caros. 

# 4: Difícil de atrair anunciantes

Os anunciantes geralmente procuram estações que atraem muitos ouvintes. Eles também perseguem estações com públicos-alvo, talvez ouvintes de uma cidade.

Embora as estações de rádio da Internet atraiam ouvintes globais, poucas estações atraem milhares de ouvintes a cada dia.

As pequenas estações de rádio têm dificuldade em fechar negócios lucrativos de publicidade.

Felizmente, as estações de rádio da Internet podem ingressar em redes de anúncios. Se você estiver familiarizado com o Google Adsense, eles funcionam de maneira semelhante.

Nele, um anúncio é distribuído em várias estações de rádio da Internet na rede de anúncios. O anunciante paga de acordo com o número de pessoas que ouviram o anúncio.

Ouvintes

Se você é um ouvinte de rádio em busca dos prós e contras do rádio na Internet, este capítulo cobre isso.

Quando a TV foi lançada, muitos temeram que ela acabasse com o rádio.

Por que o rádio é resiliente? Uma resposta simples é: você pode ouvir rádio enquanto trabalha, dirige, toma banho, etc.

Quão popular é o rádio na Internet? Bem, de acordo com as previsões, 68,4% dos usuários de internet se tornariam usuários de rádio online em 2018.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *